11/07/2016

TRANSCENDENDO



 Há alguns dias li em um blog (que não lembro qual, desculpem... minha memória é péssima para algumas coisas) sobre um desafio de 40 dias de meditação com mantras e gostei bastante da ideia. O desafio consiste em meditar durante 40 dias seguidos, recitando 108 vezes por meditação um mantra de sua escolha. Além de te ajudar a focar e se concentrar durante a meditação, a repetição do mantra te ajuda a vibrar nas faixas relacionadas ao mantra que escolheu e, foi justamente isso o que mais me interessou. Já medito há um tempo considerável, mas sem a devida frequência, e estou em um momento de busca por uma conexão maior comigo mesma, com minha própria essência, então, decidi substituir os mantras por afirmações que estejam alinhadas a essa minha atual busca.
Diariamente, acordo, faço um alongamento rápido, sento e faço esta meditação durante aproximadamente 25 minutos. A experiência tem sido bastante interessante e proveitosa. Costumo terminar as sessões de meditação com questionamentos, algumas respostas (que levam a novas perguntas, claro =P ) e diversas discussões internas a respeito de questões particulares que venho analisando, mas tudo isso de maneira muito tranquila, calma e clara.

Como algumas pessoas tem me perguntado sobre esta rotina de meditação, tentarei explicar um pouco melhor para quem quiser colocar em prática também =]
Vou escrever, assim, meio receita de bolo para facilitar a organização das informações, certo?

1.      A ESCOLHA DA AFIRMAÇÃO OU MANTRA

Em primeiro lugar, defina uma afirmação que corresponda ao seu atual momento, à sua busca pessoal. Sugiro uma afirmação mais aberta, que não imponha limites de datas ou algo do tipo. Se preferir, escolha um mantra, mas busque saber o que ele significa e qual a pronuncia correta (isso é muito importante!).

2.      ESCOLHA UM LOCAL PARA MEDITAR

Tendo escolhido sua afirmação ou mantra, escolha um lugar para meditar. É legal escolher um local tranquilo, onde se sinta bem e possa meditar sem ser interrompido. Lembre-se que você vai ficar sentado por um tempo considerável, então é bom estar confortável, mas não tão confortável que você possa dormir. Você pode se sentar em uma cadeira, em uma almofada, tudo depende do que é confortável para você. Eu costumo sentar na grama mesmo ou em uma esteira ou canga no chão e está tudo bem, mas sei de pessoas que consideram isso muito incômodo, então... Não existe uma regra, faça como for melhor para você.

3.      PREPARE-SE PARA A MEDITAÇÃO

Antes de começar, é legal dar uma alongada no corpo. Pode ser um alongamento rápido e simples, uma bela espreguiçada ou uma sessão de yoga (mais uma vez, vai do que você considera melhor para você =P ). Depois do alongamento, sente-se, procure soltar os ombros, pescoço, relaxe os músculos faciais (atenção especial para aquele lugarzinho entre as sobrancelhas, está sempre tensionado), inspire profundamente, expire lentamente algumas vezes e vá se acalmando.

4.      MEDITE

Fique em silêncio, apenas respirando, por alguns minutos. Neste momento é possível que comecem a surgir pensamentos dos mais variados. Tudo bem, é normal, você dificilmente vai parar de pensar. O negócio é não se apegar a esses pensamentos, deixe que venham e passem por você sem que se apegue a eles. Você já está meditando, e se quiser, pode ficar por aqui mesmo e prolongar esta etapa por quanto tempo desejar, mas como o post é sobre a meditação com afirmações ou mantras, vamos continuar o texto... haha

Agora, comece a entoar os mantras ou repetir as afirmações. A ideia aqui é que estes mantras e afirmações sejam repetidos 108 vezes.
Caso esteja se perguntando “por que 108 vezes?”, 108 é considerado um número sagrado por diversas razões matemáticas e metafísicas. Acredita-se que ao se completar o circuito de 108 repetições da oração, mentalização ou mantra, alcança-se um estágio superior na consciência chamado de transcendental, onde conseguimos ultrapassar as fixações da mente e modificar discretamente o ponto de aglutinação da nossa consciência, o que nos faria “enxergar” emanações que não enxergamos em nosso estado de consciência “natural” (ou talvez o que fomos ensinados a estar, mas enfim...).
Para tornar mais fácil a contagem desses mantras/afirmações, costumam usar um japamala, um cordão com 108 contas ou múltiplos deste número e uma a mais (meru) acompanhada de uma franja que marca o começo e o fim do ciclo de 108 contas/mantras/respirações. Você não é obrigado a usar um japamala para fazer este tipo de meditação, pode encontrar seus próprios meios de contagem, mas devo dizer que o cordão ajuda muito a manter o foco e a concentração em vez de ficar se perdendo em números. Você pode fazer seu próprio japamala ou comprar um (você encontra em lojas de artigos para yoga ou budismo, pode encomendar comigo também se quiser, em A Casa da Velha Garça  hahaha).









Bom... É isso.
Se você fez tudo isso, agora só faltam mais 39 dias... hahaha

Se surgirem dúvidas, novas descobertas, vontade de conversar... Manda mensagem! =D

Todas as fotos foram tiradas por mim. Não use sem autorização ;] 

2 comentários:

  1. Tento começar com a meditação contínua há algum tempo e não sabia direito como...
    Gostei muito do manual! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, que bom que gostou! Fico feliz =D
      Espero que agora consiga =]

      Sempre tive muita dificuldade de praticar de maneira contínua também. Uma coisa que ajudou bastante foi fazer logo de manhã, parece que tem menos chance da meditação acabar ficando de lado pelas inúmeras coisas que acontecem ao longo do dia ou pelo cansaço...

      Excluir