25/07/2017

NOVE DIAS DE DESAPEGO - JOGO DO MINIMALISMO

Olá, pessoas! Como podem ver, sobrevivi a minha primeira semana de Jogo do Minimalismo! \o/


Este é o nono dia de jogo e voltei para contar como tem sido minha experiência.
A primeira semana foi relativamente tranquila. Descartei muito lixo, papeis rabiscados, notas de compras feitas há tempos, um guarda-chuva quebrado, chinelo sem tira, tubo com tinta seca... Essas coisas que não exigem muito esforço para mandar para fora da vida, sabe? Mas hoje... Hoje a coisa começou a mudar... Hoje foi embora o último item desse tipo (lixo) que eu tinha no meu quarto: uma planta morta. Pois é, sabe-se lá qual motivo me fez ficar meses com uma planta morta no quarto, mas hoje ela se foi. E ela foi o item número 1 do dia, o que significa que precisei caçar mais 8 itens para descartar.

A dificuldade de encontrar objetos facilmente descartáveis tornou o processo muito mais interessante, me obrigando a repensar a necessidade de manter alguns itens.

Agora sim, o jogo começou. Sentei-me no chão do quarto e olhei ao redor. Olhei, olhei, e olhei de novo até que me dei conta de que tenho muitos livros. Eu sempre gostei de ler, mas além disso, sempre gostei de ter livros. Prateleiras cheias deles, sobre todo tipo de assunto. Inclusive assuntos que não me interessam. Comecei a encontrar livros que nunca li, nem lembrava que estavam ali. Outros que comecei a ler, parei e não pretendo retomar a leitura. Livros que li, detestei e não sei por que um dia me obriguei a lê-los até o final! Vi também vários livros que li, gostei, extraí o que pude de suas páginas, mas tê-los pegando pó na prateleira não me traz alegria...

Por que guardo todos esses livros?? Honestamente, não sei responder a esta pergunta agora, mas sei que não os guardarei mais. Oito deles se foram hoje, para novas mãos, onde terão um uso muito melhor do que guardados no meu quarto.


Ao longo dessa semana, mais alguns partirão. Ficarão apenas aqueles que consulto com certa frequência, que releio trechos ou que sorrio só de ver a lombada na prateleira. E, antes que a pilha de livros para vender/doar acabe, já estou caçando o próximo alvo! ;] 



Nenhum comentário:

Postar um comentário